Início / Notícias / Retrospectiva Promo Arena 2017: Olhando para o Passado e Planejando o Futuro

Retrospectiva Promo Arena 2017: Olhando para o Passado e Planejando o Futuro

2017 foi um excelente ano para os esportes eletrônicos, tanto nacional quanto internacional. Vimos talentos cultivados no Brasil indo lá fora e surpreendendo a elite, além de grandes surpresas em praticamente todas as vertentes do nosso amado esporte virtual. E a Promo Arena tem o orgulho de ter sido uma peça fundamental para o cenário competitivo brasileiro de tantos jogos ao longo do ano.

Seja League of Legends, Street Fighter V, Overwatch ou Hearthstone, nós tivemos a oportunidade de alavancar o cenário e incentivar os jogadores, consolidando novas equipes e mantendo a competitividade em pé em momentos que tanto necessitava de um campeonato, começando desde o primeiro dia da 1ª Etapa do Circuitão até os jogos finais da Fase de Grupos da 3ª Etapa da LBSFV.

Ao longo desses doze meses tivemos duas etapas do Circuito Desafiante, três do Hearthstone Arena, duas e meia da Liga Brasileira de Street Fighter V, e um torneio inteiro – com turno e returno – do Overwatch Campeonato Brasileiro. E em todos eles o objetivo era claro, trazer o melhor dos esportes eletrônicos para fãs de todo o país e com a melhor qualidade possível, com especialistas acompanhando de perto com bom humor para o nosso público e de braços abertos para novas pessoas acompanharem e até quem sabe adquirirem um gostinho de competir, participando das nossas classificatórias e fazendo parte deste universo expansivo que são os eSports.

O Berro do Bode, a Explosão e os Garotos que Viriam ser Dourados

Logo no início do ano vimos a primeira grande surpresa no League of Legends. Três equipes subiram para o CBLoL após disputarem presencialmente nos nossos estúdios no Rio de Janeiro, realizações sem precedentes até então. Os bodes da T Show berraram tanto que subiram direto para o Brasileirão, a Team One (anteriormente INTZ Genesis) fez um campanha tão impressionante que seus frutos foram colhidos ao longo do ano inteiro, e os jogadores da ProGaming eSports finalmente voltaram para o local que se sentem confortáveis de chamarem de lar.

A frase “o Circuito Desafiante mais disputado de todos os tempos” se tornou realidade no começo de 2017 e continuou na 2ª Etapa, quando vimos os times do CBLoL lutando no nosso campeonato. Também tivemos grandes surpresas, a novata Merciless Gaming se tornou a matadora de gigantes, a Iron Hawks mostrou para o que veio, e a KaBuM e-Sports se reergueu de uma maneira que não havia sido testemunhada. Em mais uma Fase Eliminatória presencial nos estúdios da Promo Arena, vimos a KaBuM subir com louvor enquanto os Falcões de Ferro e a Operation Kino garantiram mais uma chance para lutar em 2018.

Porém o efeito do Circuitão não acabou ali e os Golden Boys continuaram a excelente campanha em 2017 com uma performance ainda mais estrondosa no CBLoL, garantindo uma passagem para China, onde o Mundial foi disputado, mostrando o quanto que pode mudar em apenas um ano.

Here comes a new challenger!

Em maio foi o momento da Promo Arena expandir seus horizontes, começando com o popular jogo de luta da Capcom, Street Fighter V. A ideia era simples, reunir os oito melhores jogadores do Brasil na primeira etapa e dar a oportunidade para novos competidores entrarem nas etapas subsequentes pelo nosso Torneio de Acesso. Com grandes nomes como Brolynho, Keoma e Didimokof, a Liga Brasileira de Street Fighter V começou em grande estilo, apresentando as lutas mais intensas do ano.

Na 2ª Etapa tivemos a introdução de HKDASH e Optimus Prime, dois nomes que vieram das Classificatórias e que se tornariam grandes ao longo do ano, enquanto na 3ª Etapa vimos uma mudança impactante na lista de competidores, incluindo vários nomes de peso, como Stunner, Baby Brasil, Darkside, Komodo e PR3DA. Recentemente a LBSFV terminou a Fase de Grupos de sua 3ª Etapa, onde vimos novos recordes serem quebrados pelos antigos e novos jogadores, e agora indo ao rumo de uma Fase Eliminatória presencial em Janeiro que fechará esta excitante etapa.

Você não está preparado!

Já em Julho foi a vez de introduzir um campeonato em torno do estrondoso jogo de cartas da Blizzard Entertainment, Hearthstone: Heroes of Warcraft. Em vez do que dividir em dois grupos como na LBSFV, o Hearthstone Arena se dividiu em quatro, reunindo 16 jogadores em uma disputa ainda mais caótica onde toda semana haviam classificados e eliminados, tudo graças a natureza do Last Hero Standing e o formato de brackets que ocorreu durante a Fase de Grupos.

Após quatro rodadas, os oito melhores competidores estavam decididos e prontos para jogar os playoffs, decidindo o campeão da etapa atual e os dois jogadores que estariam classificados para os confrontos finais da temporada, onde os melhores de cada etapa se reuniriam para decidir o verdadeiro campeão do Hearthstone Arena. Em 2017 tivemos três etapas diferentes, rotacionando os competidores na Série de Promoção, onde os novatos do Torneio de Acesso tinham uma chance de participar. Eis que o Hearthstone Arena se elevou em Dezembro com séries presenciais em São Paulo, direto da CCXP 2017. VCT se consagrou o campeão após vencer Perna, garantindo o título que o jogador almejava desde a primeira etapa.

Heróis nunca morrem!

Um mês depois do início do Hearthstone Arena, mais uma novidade foi apresentada pela gente. Era a vez de Overwatch ganhar um campeonato, mas de uma maneira muito mais ambiciosa que tinha o objetivo de alavancar o cenário competitivo nacional. O Overwatch Campeonato Brasileiro nasceu com oito times disputando uma Fase de Grupos que duraria o restante do ano inteiro, fechando em 14 rodadas, com turno e returno. E para terminar com chave de ouro, a Grande Final seria disputada presencialmente em São Paulo, na CCXP 2017.

O OWCB começou e por quatro meses tivemos confrontos impossíveis de não acompanhar, com a reta final decidindo as quatro equipes que iriam jogar a Fase Eliminatória. BGH, Keep Gaming, Uprising e WS E-Sports disputaram as Semifinais e confirmaram o que estava previsto desde o início, terminando o Brasileirão de Overwatch em um verdadeiro clássico entre BGH e Keep Gaming. Assim como a 3ª Etapa do Hearthstone Arena, o Brasileirão de Overwatch teve o seu fim na CCXP 2017, Brasil Gaming House se consagrou campeã e fechou o excelente ano segurando o troféu do OWCB.

Olhando para frente

Além dos torneios oficiais, a Promo Arena foi anfitriã de diversos eventos ao longo do ano, se tornando a Casa do eSports no Rio de Janeiro. Eventos como Os Campeões do Amanhã, que trouxe as maiores estrelas do League of Legends mundial, a SKT T1, e diversos streamers e jogadores famosos no Brasil, para ajudar as crianças da NEAM/PUC-Rio, ajudaram a nos marcar no panorama nacional de esportes eletrônicos.

E nada disso teria acontecido se não fosse pelos nossos parceiros e patrocinadores, assim como os jogadores que nos aconselharam e ajudaram a organizar os campeonatos da melhor forma possível, sempre visando uma experiência completa e justa para os participantes, além de divertida e cativante para o público. Os nossos narradores e a equipe inteira da Promo Arena deixaram tudo nos trinques, sempre a postos e resolvendo quaisquer problemas que surgissem.

E não poderíamos terminar este texto sem agradecer você, por ter acompanhado e confiado no nosso trabalho. Muito obrigado por estar conosco nesta jornada e esperamos que continue ao nosso lado até o infinito <3.

2017 foi, de fato, um excelente ano, mas temos certeza que 2018 será um ano ainda maior, cheio de novidades e desafios. Fique ligado na Promo Arena porque estamos apenas começando!

Veja Também

Encore Esports e Fratres se classificam para Final Regional da Copa América de Heroes of the Storm 2018

Domingo (15) foi um grande dia para a HGC Copa América de Heroes of the …